Caixa de Música com Bailarina
No âmbito da disciplina de área de projecto, foi-nos proposto a elaboração de um trabalho de projecto.
O nosso grupo, constituído por André Mota, Joana Rodrigues, Márcia Braga e Susana Machado, decidiu construir uma caixa de música com uma bailarina.
Neste blog, podes aceder a todas as etapas de desenvolvimento do nosso trabalho.
História da Caixa de Música
A história da Caixa de Música, iniciou-se na Suíça, berço do relógio musical. Nos finais do século XVIII, esses relógios tinham-se miniaturizado e sofisticado de tal maneira, que até os relógios de bolso e as caixas de rapé eram dotados de um mecanismo que reproduzia pequenos fragmentos musicais.
Os fabricantes começaram então, a aperfeiçoar o seu trabalho, acrescentando os complicados sistemas, a caixas ricamente ornamentadas, criando assim, as Caixas de Música. A primeira caixa de música tornou-se conhecida pelo nome de carrilon à musique. O mecanismo interior incluía um cilindro giratório com puas colocadas de determinada maneira, de modo a porem em movimento as afiadas palhetas metálicas de um bastidor em forma de pente.
Diferentes Caixas de Música
O seu maquinismo de origem artesanal reproduz som de instrumentos numa perfeição espantosa, pelo processo de cartões perfurados com mais de 300 temas, existem modelos pequenos e grandes decorados com pinturas feitas por mestres artesãos.
Nos princípios do século XX, a maioria de caixas de música foram gradualmente substituidas por pianos mecânicos, os quais eram mais versáteis, melodiosos, e soavam mais forte, quando se mantinham refinados, e pelos pequenos gramófonos que tiveram vantagem na área de reproduzir sons.
O ”Original Sound Track” é um comboio, com corda, que anda numa pista de música, esta possui ranhuras, e o comboio, um pente metálico, estas estruturas ao entrarem em contacto fazem com que se oiça uma melodia, funcionando como uma antiga caixa de música. Para além disso, a pista pode ser colocada de várias maneiras para criar músicas diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário