Caixa de Música com Bailarina
No âmbito da disciplina de área de projecto, foi-nos proposto a elaboração de um trabalho de projecto.
O nosso grupo, constituído por André Mota, Joana Rodrigues, Márcia Braga e Susana Machado, decidiu construir uma caixa de música com uma bailarina.
Neste blog, podes aceder a todas as etapas de desenvolvimento do nosso trabalho.
História da Caixa de Música
A história da Caixa de Música, iniciou-se na Suíça, berço do relógio musical. Nos finais do século XVIII, esses relógios tinham-se miniaturizado e sofisticado de tal maneira, que até os relógios de bolso e as caixas de rapé eram dotados de um mecanismo que reproduzia pequenos fragmentos musicais.
Os fabricantes começaram então, a aperfeiçoar o seu trabalho, acrescentando os complicados sistemas, a caixas ricamente ornamentadas, criando assim, as Caixas de Música. A primeira caixa de música tornou-se conhecida pelo nome de carrilon à musique. O mecanismo interior incluía um cilindro giratório com puas colocadas de determinada maneira, de modo a porem em movimento as afiadas palhetas metálicas de um bastidor em forma de pente.
Projecto da nossa Caixa de Música
Após termos conseguido encontrar um pente e um tambor com uma melodia adequada ao nosso projecto, iniciamos um esboço que contém todo o mecanismo necessário para a construção da Caixa de Música.
Como se pode observar nas imagens abaixo postadas.
A Caixa de Música é constituída por um motor eléctrico que se encontra ligado a uma pilha de 9V, a corrente eléctrica por estes gerada fará com que um sistema de engrenagens constituído por três roldanas ligadas entre si, se movam e consequentemente farão com que o sistema pente/tambor funcione. Uma das roldanas encontra-se inserida num eixo, e é este que fará com que o disco de madeira, situado acima do sistema de engrenagens, se mova. Este disco terá nele inserido um íman. Por cima do disco encontra-se outro sistema de engrenagens, constituído por duas roldanas, que ao movimentar-se farão outro disco de madeira movimentar-se também. Este, tal como o disco anterior, possui também um íman, e são estes os responsáveis pelo movimento da bailarina, que se situará acima do espelho, também esta com um íman, na base.
Sem comentários:
Enviar um comentário